Serviço dá apoio Psicológico e Social
A linha de apoio psicológico e social conjunta dos Municípios de Marco de Canaveses e de Baião, dedicada ao COVID-19, vai continuar em funcionamento mais um mês, pelo menos até 30 de junho.
A linha funciona desde 30 de março e já registou 618 atendimentos, chegando a ser equacionado o seu encerramento no final do mês de maio.
O objetivo de manter a linha em funcionamento é ajudar os marcuenses e baionenses a enfrentar com maior tranquilidade o período de desconfinamento que vivemos e a esclarecer dúvidas que possam persistir.
A proposta de continuidade do serviço resultou de uma reunião conjunta ocorrida a 26 de maio, entre os autarcas de Marco de Canaveses e de Baião, Cristina Vieira e Paulo Pereira, e os colaboradores e voluntários que integraram este serviço de emergência, criado para enfrentar a pandemia COVID-19.
“A importância e o sucesso desta Linha Telefónica é indiscutível, tanto que durante o Estado de Emergência se revelou um sólido apoio junto da comunidade. A continuidade desta resposta, numa altura de gradual desconfinamento e perante uma nova realidade, servirá como garantia desse suporte social e emocional”, notou Cristina Vieira durante a reunião.
“A Pandemia COVID-19 continua a ser um desafio muito importante que enfrentamos juntos, enquanto sociedade. E nas muitas “linhas da frente”, o vosso contributo dá-nos a garantia de que os cidadãos vão continuar a ter um apoio próximo e eficaz para se informarem ou pedirem ajuda”, observou Paulo Pereira.
Esta linha envolve o impressionante número de 117 pessoas, entre colaboradores das autarquias e voluntários dos dois concelhos.
O serviço é gratuito e funciona com base nas competências de apoio social ou psicológico dos técnicos e também na disponibilização de informação útil aos cidadãos.
A linha funciona 7 dias por semana, entre as 10h00 e as 18h00 através do número 800 50 50 40. Esteve ativa inclusivamente em feriados como a Páscoa, o 25 de abril e o 1 maio, afirmando-se como uma resposta fundamental em períodos de grande incerteza e ansiedade vivida pelos cidadãos.
Na reunião, os autarcas louvaram o exemplo de cidadania e de dedicação dos colaboradores e voluntários que num momento difícil “deram a cara” e foram uma voz “amiga” do outro lado da linha.
Como forma de agradecimento, as duas autarquias vão proporcionar o acesso gratuito a serviços municipais de desporto, lazer e cultura aos voluntários da linha, reconhecendo, assim, o trabalho realizado num contexto de dificuldade.