Foi apresentada este sábado, dia 11 de fevereiro, no Emergente Centro Cultural, a nova marca de artesanato do concelho, denominada “Umbelina’s Hat”. Esta marca, criada pelo Município e pela Associação dos Artesãos do Marco, tem como objetivo certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua marca identitária e como um produto diferenciador do Marco de Canaveses.

“Umbelina é o nome da nossa artesã da palha fidalga, que desenvolve os chapéus de palha, que são únicos no concelho. Utilizamos o nome dela como uma forma de eternizar aquilo que é o artesanato no Marco de Canaveses e a forma como é feito. Há a preocupação de valorizarmos o artesanato, mas também de o certificarmos e, por isso, revemo-nos na imagem da Dona Umbelina, que já faz chapéus de palha há mais de 80 anos”, explicou a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

“Umbelina’s Hat é uma marca que decidimos criar para associar a todos os artesãos da Associação de Artesãos do Marco. Queremos que sintam que através da Associação e da Câmara Municipal têm mais uma estratégia para comercializar e referenciar o artesanato do Marco de Canaveses, que queremos vender e tornar conhecido nacional e internacionalmente”, concluiu a Presidente do Município.

Glória Silva, Presidente da Associação dos Artesãos do Marco, destacou também a importância que a nova marca terá na proteção do artesanato que é produzido no concelho: “O objetivo com a criação da marca é associá-la a todos os produtos artesanais oriundos do Marco de Canaveses, de forma a criar um cunho significativo da sua identidade. Antes de colocarmos a etiqueta no produto, a Associação dos Artesãos do Marco terá a responsabilidade de validar a sua autenticidade e proveniência, de modo a haver um controlo de qualidade, permitindo assim a proteção do que é verdadeiramente artesanal e produzido no concelho”.

A apresentação da marca “Umbelina’s Hat”, que encerrou o programa comemorativo do 114.º aniversário de Carmen Miranda, contou ainda com um momento de declamação de poesia da “Pequena Notável”, por Cristina Mendes, em representação da Artâmega, e de um momento de dança pelo Atelier de Dança Andrea Gaipo.