Durante a última reunião do Conselho Municipal de Segurança, que decorreu na segunda-feira, dia 9 de setembro, foi destacado que o Marco de Canaveses é um dos concelhos mais seguros do distrito do Porto.
De acordo com o número de crimes registados pelo Ministério da Justiça, apresentados na reunião, o Marco de Canaveses apresentou um decréscimo nos índices de criminalidade no ano de 2023 (em comparação com 2022) e permanece como o 5.º com menos ocorrências de crimes no distrito.
Pirotécnica é motivo de alerta
Outros dos pontos debatidos pelos parceiros foi a necessidade de reforçar o cumprimento das normas em relação ao uso de pirotecnia, especialmente em períodos de risco máximo de incêndio.
De acordo com o artigo 67.º do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, em caso de risco de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo” determinado pelo IPMA, é PROIBIDO lançar foguetes, independentemente de uma eventual autorização concedida previamente.
As recomendações das autoridades devem ser seguidas com rigor e sem hesitações. Os incêndios podem resultar em perdas de património e de vidas, cujas responsabilidades podem ser imputadas a quem não cumprir com a lei.