Ponto de Situação após Reunião do Centro de Coordenação Operacional Municipal (14h00)

1. Focos Ativos no concelho:

• Folhada
  • Rosém/Vila Boa do Bispo/Sande
  • Maureles
  • Soalhães/Freixo

2. Meios no Terreno: As autoridades estão a gerir a situação com todos os meios disponíveis:

• Bombeiros do Marco de Canaveses: 60 operacionais e 12 viaturas de combate a incêndios ativas.
  • GNR: 21 efetivos.
  • Serviço Municipal de Proteção Civil
  • Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega: 10 sapadores florestaisApoio: Unidades Locais de Proteção Civil de Marco, Soalhães, Penha Longa e Paços de Gaiolo, juntamente com equipas operacionais e viaturas da Câmara Municipal.

As autoridades solicitam a quem tiver cisternas, pulverizadores ou outros equipamentos de apoio ao combate aos incêndios, que os disponibilize através do respetivo presidente de junta de freguesia, para reforçar os meios no terreno. A colaboração de todos é essencial neste momento crítico.

3. Impactos:

• Vítimas: Não há registo de vítimas mortais ou feridos graves até ao momento.
  • Desalojados: Não há desalojados nem perda de primeiras habitações. Contudo, há registo de danos em algumas habitações secundárias e estruturas agrícolas.
  • Evacuações: Foram realizadas evacuações apenas preventivas na Folhada.
  • Área afetada: A área florestal queimada será avaliada, mas o impacto é significativo.

4. Previsões e Riscos:

• Condições meteorológicas: Mantém-se o risco elevado de novos incêndios até quinta-feira, 19 de setembro, devido a ventos fortes, que dificultam o combate e aumentam o risco de reacendimentos em zonas já controladas.

5. Recomendações de Segurança à População:

• Obedecer rigorosamente às instruções das autoridades.
  • Contactar os serviços de emergência apenas em casos de absoluta e confirmada necessidade.
  • Evitar deslocações desnecessárias.
  • Suspender eventos e atividades desportivas ou de lazer.
  • Manter janelas e portas fechadas para evitar a inalação de fumo.
  • Utilizar máscaras em áreas com fumo denso.

Nota Importante:

O Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, João Lima, informa que a corporação já recebeu todos os bens necessários para enfrentar as necessidades dos próximos dias. Assim, pedem à população que, por favor, não façam mais entregas de donativos no quartel até novas informações.