ASSUNTO:

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central.

O mecanismo da doença assenta num erro do sistema imunitário que leva a que a mielina (uma bainha que rodeia, alimenta, protege e isola eletricamente as extensões dos neurónios per­mitindo a rápida transmissão de impulsos) seja considerada como um corpo estranho e seja atacada.

A EM manifesta-se de diferentes formas pelo que cada diagnóstico é único. As formas conhecidas da doença são:

  • As formas remitentes (85% dos casos e típica nos jovens adultos) em que ocorrem surtos sucessivos sem progressão contínua da doença;
  • As formas primárias progressivas (15% dos casos e típicas acima dos 40 anos) em que a doença evolui de forma lenta, mas progressiva;
  • As formas remitentes podem evoluir, ao fim de 10 ou 20 anos, para uma forma secundária progressiva, em que os surtos ficam cada vez mais raros e pode começar a ocorrer um agravamento progressivo, por exemplo, da marcha.

A diversidade de sintomas e a ausência de indicadores específicos dificultam o diagnóstico.

A doença surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos.

Para mais informações poderá consultar a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, na sua Delegação do Porto pelo telemóvel 938 232 958/9 ou pelo E-mail: porto-geral@spem.pt.

Conheça melhor a doença no Manual
“De Passo EM Passo”
,