Já iniciou a montagem do aguardado projeto expositivo permanente do Museu Carmen Miranda, no Marco de Canaveses. Por esse motivo, o museu está temporariamente fechado ao público desde esta segunda-feira, 17 de julho.

Após a bem-sucedida exposição temporária “Antestreia”, que permitiu a abertura do museu a 5 de agosto de 2022, após as obras de requalificação, chegou o momento de dar vida à exposição permanente. O Museu Carmen Miranda reabrirá em breve as portas ao público, após a conclusão dos trabalhos de montagem da exposição.

O novo projeto expositivo, no qual o Município investe cerca de 210 mil euros, promete ser um espaço de referência e diferenciador, combinando elementos gráficos, multimédia e objetos de forma versátil e criativa. Será um museu inclusivo, acessível e dinâmico, proporcionando experiências atrativas aos visitantes.

A exposição permanente celebrará Carmen Miranda mas também irá apresentar o concelho de Marco de Canaveses na sua dimensão territorial, cultural e natural. Além disso, haverá uma componente etnográfica dedicada às tradições que será um convite para descobrir as riquezas históricas e tradicionais da região além dos limites do museu.

Todos os conteúdos expositivos serão desenvolvidos em português e inglês.

A exposição “Antestreia”, patente desde 5 de agosto de 2022, e que agora encerra, recebeu cerca de 5500 visitantes de países como Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Israel, Alemanha, Suíça, Ucrânia, Senegal, Gana, Marrocos, Canadá, Argentina e Brasil.

 

Fotografia: CIM Tâmega e Sousa / João Nunes da Silva