Foi apresentada hoje, sexta-feira, dia 17 de maio, a 7.ª edição da Bienal da Pedra. A apresentação decorreu no Museu da Pedra em Alpendorada, Várzea e Torrão com a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, e o Vereador responsável pelo pelouro do desenvolvimento económico, Nuno Pinto.
A Bienal da Pedra, um evento de promoção do setor da extração, transformação e comercialização do granito, decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024 no Parque de Lazer de Alpendorada.
Será a sétima edição e promete também ser uma das maiores, tendo em conta que a Câmara Municipal, com objetivo expandir o público e aumentar a visibilidade para atrair mais negócios e oportunidades para as empresas do setor, apostou num forte cartaz cultural com Matias Damásio, Quim Barreiros e Toka & Dança.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses: “O setor de extração e transformação de granito no Marco de Canaveses destaca-se pela sua qualidade reconhecida internacionalmente e é um pilar económico e identitário do concelho. As empresas marcuenses têm investido, ao longo dos últimos anos, em tecnologia de ponta, garantindo altos padrões de qualidade e acabamentos de excelência, o que garante a capacidade exportadora das nossas empresas, apesar da forte concorrência internacional. É um setor que também representa 11% do valor bruto da nossa economia. Todos estes fatores fazem com que a Câmara Municipal continue a trabalhar ao lado das empresas para valorizar e robustecer cada vez o setor e a Bienal da Pedra é mais uma das nossas estratégias”, sublinhou a Presidente da Câmara.
Nuno Pinto, Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal: “Queremos que o evento não seja apenas três dias. Esta apresentação é o ponto de partida para um conjunto de ações de divulgação e valorização do setor. O reforço do cartaz cultural é uma das ações desta estratégia de valorização e afirmação da Bienal da Pedra, mas ao longo dos próximos meses é nosso compromisso, através de outras ações e meios, colocar em destaque os empresários, o setor e todo o seu contexto”, afirmou o Vereador.
Os dados mais recentes, referentes a 2022, demonstram que o setor da extração e transformação do granito no Marco de Canaveses tem 56 empresas, 1.107 trabalhadores e representa um volume de negócios de 90 milhões de euros, dos quais 51 milhões (57%) dizem respeito a exportações.
Na apresentação da Bienal da Pedra 2024 estiveram também presentes o Presidente da Associação Empresarial do Marco de Canaveses, Manuel Ferreira e a Secretária da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Ângela Pinheiro.