A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, responsável pela gestão e manutenção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alpendorada, foi surpreendida com o encerramento do edifício, esta quinta-feira, dia 3 de outubro, uma medida que causou constrangimentos aos utentes.

O problema que motivou a decisão, relacionado com o mau odor no edifício, foi formalmente comunicado ao Município ontem, 2 de outubro, às 10h45, altura em que, tendo já conhecimento informal da situação, a Câmara Municipal tinha já no terreno todos os meios para resolver a situação.

Perante o sucedido, o Município questionou a Unidade Local de Saúde (ULS) sobre os procedimentos adotados e os fundamentos que levaram ao encerramento da unidade, situação que deveria ter sido evitada com uma melhor coordenação entre as partes envolvidas.

Entretanto, a ULS reconheceu que a decisão de encerrar a unidade foi precipitada e informou a Câmara Municipal da reabertura da USF hoje, às 15h25.

Contudo, a Câmara Municipal sublinha a sua insatisfação face ao impacto que a decisão de encerrar a USF teve sobre os utentes, que ficaram sem acesso a cuidados de saúde. Sobretudo porque sempre existiu boa coordenação e total disponibilidade para colaborar no sentido de assegurar todas as condições necessárias ao bom funcionamento das instalações, tanto para os utentes como para os profissionais.