Devido às condições meteorológicas adversas durante as últimas horas, com chuvas intensas e ventos fortes, já se registaram mais de 30 ocorrências em todo o concelho, sobretudo quedas de árvores em praticamente todas as freguesias, falhas de fornecimento de energia e/ou telecomunicações em ruas de Vila Boa do Bispo, Marco, Vila Boa de Quires e Maureles, Constance e Sande e São Lourenço do Douro (já reportadas à e-redes e operadoras), e ainda situações pontuais de pequenas inundações devido à acumulação de detritos.

Apesar destas ocorrências, não se registam até ao momento situações de maior gravidade ou prejuízos avultados.

As autoridades estão a atuar de forma rápida e eficaz para mitigar os efeitos das intempéries. No terreno estão mais de 50 elementos do Serviço Municipal e as Unidades Locais de Proteção Civil do Marco, Penha Longa e Paços de Gaiolo e Soalhães, Sapadores Florestais e Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, em articulação com as juntas de freguesia, a responder às diversas solicitações e a garantir a segurança da população. Estão também equipas de funcionários da Câmara Municipal a apoiar os operacionais da Proteção Civil.

Pede-se à população que mantenha a máxima precaução, especialmente ao circular nas estradas, que se encontram com obstáculos e detritos no pavimento, aumentando o risco de acidentes. A permanência junto de espaços arborizados também deve ser evitada.

Informa-se ainda que as aulas na EB1 Marco, EB1 e JI Searinha, JI Quinta do Casal, EB1 e JI Barroca e EB1 e JI Freita foram suspensas apenas por precaução devido à existência de árvores de grande porte nas imediações dos edifícios. Já nas EB1 e JI do Cabo (Maureles), a queda de uma árvore obrigou mesmo ao corte da estrada de acesso às escolas. Contudo, as atividades letivas serão retomadas nestes equipamentos da parte da tarde.

Todos os serviços e equipamentos municipais se encontram a funcionar normalmente.

A Câmara Municipal, o SMPC e as juntas de freguesia continuam a acompanhar a evolução da situação e apelam ao cumprimento das orientações das autoridades.