Os oito Espaços Cidadão (EC) distribuídos pelo concelho do Marco de Canaveses registaram mais 68,2% de atendimentos durante o ano de 2019, em comparação com 2018. No ano passado foram efetuados nestes balcões 7182 atendimentos, em 2018 foram registados 4270.
Os três novos Espaços Cidadão inaugurados pela Câmara Municipal em 2019, em parceria com as respetivas juntas de freguesia, ao contrário do que se podia esperar, não reduziram a procura nos Espaços previamente abertos, que continuaram a registar um crescimento no número de atendimentos.
Destaque para o novo EC de Vila Boa do Bispo, que em apenas 5 meses efetuou um número de atendimentos considerável (736) e o balcão de Bem Viver, o mais procurado pelos munícipes em 2019, que fez 1936 atendimentos, tendo praticamente duplicado em relação a 2018.
“Temos promovido um conjunto de alterações para melhorar o atendimento e o serviço aos munícipes. Descentralizar e expandir os serviços através destes Espaços Cidadão e aumentar o número de serviços disponíveis nestes balcões foi uma das medidas, mas houve outras como a implementação do horário contínuo nos serviços de atendimento nos Paços do Concelho. É com muito agrado que vemos que as alterações estão a produzir resultados e estão a ir ao encontro das necessidades dos marcuenses, dentro política de proximidade deste executivo. É para isso que trabalhamos”, sublinha Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.
Os indicadores demonstram ainda que os serviços mais procurados pelos munícipes nos Espaços Cidadão estão relacionados com a obtenção da Chave Móvel Digital, renovação do Cartão de Cidadão, alteração de morada do Cartão de Cidadão e revalidação da Carta de Condução.
O Marco de Canaveses conta atualmente com espaços Cidadão nas freguesias de Alpendorada, Penha Longa e Paços de Gaiolo, Constance, Vila Boa do Bispo, Bem Viver, Marco, Soalhães e Vila Boa de Quires e Maureles.