A carregar Eventos

Conferência “Marco: Renovação a Partir da Cultura” assinala 170 anos da fundação do concelho do Marco de Canaveses

A 31 de março de 1852, por decreto da Rainha Dª. Maria II, foi fundado o novo concelho do Marco de Canaveses e nomeado primeiro administrador Adriano José Carvalho e Melo. Cumprem-se esta quinta-feira 170 anos sobre esse dia histórico e a Câmara Municipal vai comemorar a data com uma conferência intitulada “Marco: Renovação a Partir da Cultura”, com António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis como orador.

A conferência terá lugar no espaço multiusos do MarcoInvest às 18h00. As celebrações iniciam antes (16h30), com o hastear de bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se a tradicional deposição de flores junto ao busto do fundador, no Jardim Municipal (16h45). Segue-se a atuação da Tuna da Universidade Sénior do Marco de Canaveses (17h15 no MarcoInvest), terminando o programa comemorativo com a conferência.

A partir de 31 de março de 1852, o Marco de Canaveses abraçou os antigos concelhos de Benviver e Marco de Soalhães, este que tinha sido instituído em 1836 pela união da Vila de Canaveses e do couto de Tuías ao concelho de Soalhães. Consequentemente abrangeu dentro dos seus limites os coutos de Alpendorada, Tabuado, Torrão, Vila Boa do Bispo, assim como as beetrias de Canaveses e Paços de Gaiolo. Poucos anos mais tarde, fica com a atual definição geográfica ao agregar parte dos extintos antigos concelhos de Portocarreiro, Gouveia e Santa Cruz de Ribatêmega.

Programa:

16h30 – Hastear de Bandeiras (Paços do Concelho)

16h45 – Deposição de Coroa de Flores (Jardim Municipal)

17h15 – Atuação da Tuna da Universidade Sénior (MarcoInvest)

18h00 – Conferência “Marco: Renovação a Partir da Cultura” com António Ponte