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Sistema de Qualidade

A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Município do Marco de Canaveses, tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001, foi uma decisão estratégica e estruturante na área da Modernização Administrativa e Qualidade dos Serviços Públicos.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) desde 2012, obtendo por parte da entidade certificadora APCER (Associação Portuguesa de Certificação), em meados de 2012, a certificação tendo como referencial a NP EN ISO 9001:2008.

Em 2012, faziam parte do âmbito da certificação os serviços prestados pelo atual Departamento Financeiro, Económico e Social no entanto, o Município continuou a investir no projeto de modernização administrativa, alargando o âmbito de cerificação em 2017 ao Gabinete de Informática e Telecomunicações; Divisão de Assuntos Jurídicos e Fiscalização; Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística  e ao Serviço Municipal de Proteção Civil .

O SGQ do Município acompanhou as revisões/atualizações na área de Gestão da Qualidade e, em de 2017, procedeu aos trabalhos conducentes à transição para a norma ISO 9001:2015.

O processo de transição está implementado, contribuindo para a melhoria contínua e eficácia do Sistema, e contempla a totalidade dos requisitos da norma de referência.

O âmbito de aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade corresponde às seguintes áreas de atividades desenvolvidas pelo Município: Atendimento, Turismo, Cultura, Piscinas Municipais, Apoio ao Associativismo, Ação Social, Educação, Polícia Municipal, Proteção Civil, Planeamento e Gestão Urbanística e Espaços do Cidadão.