Hora local: 10:11
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Inauguração do Pólo Agregado de Unidade de Saúde Familiar em Tabuado

2017/01/28

O Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, tem a honra de convidar a população para a inauguração do Pólo da «Unidade de Saúde Familiar tipo B», no próximo dia 1 de Fevereiro de 2017 (quarta-feira), às 10h00 horas, na Extensão de Saúde de Tabuado, situada na Rua Dr. Amadeu Marramaque, Tabuado, Marco de Canaveses.

Em finais de Março de 2015, o então Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS – Norte), Álvaro Almeida, acompanhado do Vogal José Carlos Pedro, deslocou-se a Marco de Canaveses, a convite do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, para uma visita de trabalho, durante a qual o Executivo Municipal alertou a tutela para a a necessidade de reforçar a cobertura de médicos de família no Concelho do Marco de Canaveses, e para importância de colmatar algumas situações no Centro de Saúde do Marco e Extensões de Saúde da Livração, Feira Nova, Soalhães e Tabuado, designadamente a implementação de USF nestas povoações.

Muito recentemente, o Município de Marco de Canaveses recebeu o anúncio da criação de três novas USF na área do concelho, que oportunamente divulgou. Mas, a Autarquia liderada por Manuel Moreira, nunca, em tempo algum, deixou de reclamar e lutar pela criação de um “Pólo na Extensão de Saúde Tabuado”, para servir aquela freguesia, mas também as localidades de Várzea, Aliviada e Folhada, satisfação expressa através do compromisso do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na inauguração no concelho de Marco de Canaveses da USF "TERRAS DO ROMANICO".

Tabuado irá, pois, inaugurar o primeiro “Pólo”, a nível nacional de uma «Unidade de Saúde Familiar tipo B».

O projeto, pioneiro, arranca com a agregação da Unidade de Saúde de Tabuado à USF de Alpendurada, o que para além de vir ao encontro de uma das principais reivindicações da Autarquia e da população, se traduz na prática em mais serviços, mais cuidados de saúde, maior abrangência para uma área geográfica muito significativa, mas, e sobretudo, para a população que irá servir. Para além de 2 médicos em permanência, o «Pólo Agregado de Tabuado» terá ainda 2 enfermeiros, para além da possibilidade de prestar cuidados de saúde ao domicílio.

Outras notícias