Hora local: 17:02
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Câmara Municipal entregou 3.900kg de Resíduos Elétricos e Electrónicos aos Bombeiros Marcoenses

2017/02/06

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses entregou, aos Bombeiros do Concelho, 3.900 kg de resíduos eléctricos e electrónicos, no âmbito de uma campanha nacional que irá ajudar as equipar as corporações.

O desafio foi colocado aos bombeiros e às populações pela Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos - Amb3E, com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O objectivo é recolher velhos electrodomésticos, resíduos eléctricos e eletrónicos, lâmpadas, resíduos de pilhas e acumuladores portáteis, sendo que as Corporações vencedoras serão premiadas com equipamentos úteis para beneficiar os quartéis e os seus bombeiros.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado do Vice-presidente, José António Mota, que detém o pelouro do ambiente, e de elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, entregaram 3.900kg de antigos equipamentos eléctricos e electrónicos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.

«Conseguimos reunir computadores, monitores, teclados, impressoras,  ratos de PC’s, processadores - CPU, fotocopiadoras, aquecedores, telefones, scanners,televisões, máquinas de lavar roupa, frigoríficos, plotter tonners, entre outros resíduos, oriundos de diversos equipamentos municipais e que já não tinham utilidade, sendo que agora acabam por ganhar uma nova vida e, quem sabe, contribuir para que os nossos Bombeiros consigam conquistar um dos prémios a concurso, embora reconheça que esta não é uma tarefa fácil», referiu o Autarca.

Para Manuel Moreira, «esta Campanha é, sem dúvida, uma excelente iniciativa porque reúne vários fins. Desde logo, sensibilizar a população para a problemática ambiental deste tipo de resíduos, mobilizar a sociedade civil para a importância da reciclagem e, muito importante, para apoiar os nossos Bombeiros».

A Campanha “Quartel Electrão – Ajude a equipar os nossos Bombeiros!” decorre até ao dia 15 de Março. Até lá, pode depositar os seus velhos eletrodomésticos (frigoríficos, micro-ondas, torradeiras, televisores, computadores, telemóveis, etc), pilhas e lâmpadas em fim de vida no quartel dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.

O Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, Fernando Nazário, mostrou-se «muito satisfeito» com «o generoso donativo da Câmara Municipal», realçando a necessidade «de que todos continuem a ajudar, precisamos mesmo do máximo de velhos equipamentos para que a Corporação supere este desafio e veja o seu quartel com novos equipamentos».

A campanha “Quartel Electrão” vai já na 3.ª Edição. Para além do 1º Grande Prémio Absoluto: a Ambulância de Transporte de Doentes, existem ainda mais dois prémios designadamente: 1.º Prémio Resíduos de Pilhas e Acumuladores - 1.500€ em material EPI - Equipamento de Protecção Individual e o 1º Prémio Absoluto Lâmpadas - 1.500€ em material EPI.

A campanha distingue ainda os “Prémios Per Capita”, que consistem na atribuição de  8 cartões pré-pagos de combustível.

 

Outras notícias