Hora local: 02:39
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Pólo Agregado de Unidade de Saúde Familiar em Tabuado iniciou actividade

2017/02/03

O novo Pólo de Tabuado, agregado à Unidade de Saúde Familiar de Alpendorada, iniciou a actividade no dia 1 de Fevereiro de 2017.

Com a criação deste projecto pioneiro, o primeiro Pólo, a nível nacional, de uma Unidade de Saúde Familiar tipo B, fica assegurada a cobertura dos cuidados de saúde à população das freguesias de Tabuado e Várzea, Aliviada e Folhada.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; do Vice-presidente, José Mota; da Vereadora com o Pelouro da Saúde, Gorete Monteiro; do Director Executivo do ACeS Tâmega I - Baixo Tâmega , Avelino Bastos; da Coordenadora da USF de Alpendorada, Alexandra Rabaçal; do Presidente da Casa do Povo de Tabuado, João Vasconcelos; dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Tabuado, Várzea, Aliviada e Folhada, e Alpendorada, José Fernando Barbosa, Maria José Cerqueira e Domingos Neves. Entre outras entidades e convidados.

O Pólo de Tabuado vai funcionar exactamente nos mesmos moldes de uma USF convencional e vai dispor de dois médicos, dois enfermeiros e um secretário clínico (administrativo).

Para além deste Pólo, o concelho de Marco de Canaveses é servido por cinco Unidades de Saúde Familiar que garantem uma maior cobertura dos utentes com médico de família.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, “este novo pólo é a peça que faltava ao Concelho para termos uma cobertura total de médicos de família”, lembrando que a Autarquia “empenhou-se” na criação do novo serviço médico.

“Foi uma luta titânica para conseguirmos dar a esta população, os médicos necessários para garantir mais cuidados de saúde”, acrescentou Manuel Moreira que considera este  serviço “muito importante, porque vai ter ali uma equipa de profissionais para fazer uma cobertura de todos os utentes das duas freguesias que são servidas por esta unidade de saúde e vem complementar a rede de Unidades de Saúde Familiar que se encontram espalhadas por todo o concelho”.

O novo serviço vai funcionar nas instalações da Extensão de Saúde de Tabuado (no Centro Interfreguesias) e dará resposta aos utentes das freguesias de Tabuado, e Várzea, Aliviada e Folhada.

Recorde-se ainda que, o final de 2016, foram criadas mais três Unidades de Saúde Familiar no Concelho do Marco de Canaveses, nomeadamente a USF do Tâmega, a USF Terras do Românico e USF de Bem Viver.

Manuel Moreira adiantou que as obras de requalificação do edifício onde funciona a USF de Bem Viver, no valor de 700 mil euros, irão arrancar a curto prazo.

Outras notícias