Hora local: 10:09
logotipo
Você está aqui: Página inicial

2ª Gala de Desporto de Marco de Canaveses distinguiu Clubes, Dirigentes e Atletas

2017/02/14

A segunda edição da Gala do Desporto de Marco de Canaveses decorreu no passado sábado à noite, 11 de Fevereiro, no Pavilhão Bernardino Coutinho.

Várias centenas de pessoas assistiram ao evento que serviu para premiar clubes, dirigentes e atletas que se distinguiram na última época desportiva e, ao mesmo tempo, homenagear personalidades que ao longo de uma vida tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho marcoense.

A Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA) foi a grande vencedora da noite ao arrecadar dois dos troféus nas categorias de base.

O emblema alpendoradense recebeu a distinção de associação/clube do ano. A equipa infantil feminina, que na época passada conquistou o campeonato nacional da Federação de Andebol de Portugal e o campeonato regional da Associação de Andebol do Porto, foi eleita a equipa do ano.

O treinador Miguel Durães admitiu a importância de “estar nestas galas onde o trabalho é reconhecido”. “A nossa modalidade é uma modalidade coletiva e os prémios coletivos são os mais importantes. É um grande orgulho e uma grande responsabilidade estar a representar o concelho de Marco de Canaveses e a freguesia de Alpendorada a nível nacional”.

O atual presidente da ARCA, Bruno Costa, afirma que “este prémio significa o culminar de um trabalho de longos anos de pessoas empenhadíssimas no desenvolvimento do desporto e da cultura, quer em Alpendorada, quer no resto do concelho, e que têm levado o nome, quer do concelho, quer da associação por todo o país”. “Este prémio para a ARCA é inteiramente merecido e um grande incentivo”, concluiu.

O presidente da Associação Desportiva de Constance, Armando Pinto, foi o mais votado na categoria de dirigente do ano.

“É um prémio pelo trabalho de muitos anos nesta associação, mas também foram as pessoas que me acompanham que fizeram com que eu tivesse este mérito. É o reconhecimento do meu trabalho, mas que é feito com muito amor”, referiu.

Na categoria de atleta do ano foi distinguido Rafa Soares. O futebolista, natural de Alpendorada, representa o Rio Ave, da 1ª Liga, por empréstimo do FC Porto.

Na época passada destacou-se ao serviço da equipa B dos dragões, tendo-se sagrado campeão da 2ª Liga. Ajudou ainda a seleção nacional de sub-21 na fase de qualificação para o Euro-2017 da categoria. O jogador, de 21 anos, confessa que “é um orgulho muito grande” ser distinguido.

“Não tem sido fácil. É preciso muito trabalho, dedicação e abdicar de muitas coisas. Este prémio é um incentivo para continuar a trabalhar e a querer sempre mais”, frisou.

Miguel Leal foi o mais votado na categoria de treinador do ano, pelo segundo ano consecutivo. O técnico do Boavista confessou que “é uma alegria e uma honra” ser novamente distinguido.

“Dá-me mais alento para continuar a lutar por melhores objetivos e, se calhar, por uma carreira ainda maior do que aquela que tenho tido”, reconheceu.

Jorge Pereira foi galardoado na categoria revelação do ano. O jovem, de apenas 15 anos, que representa a Casa do Benfica de Paredes, em 2015/2016, conquistou várias provas de atletismo a nível regional e nacional.

O prémio Prestígio foi entregue a Fernando Ferreira, como forma de reconhecimento pelo seu contributo no fomento do motociclismo no concelho de Marco de Canaveses.

O piloto de enduro considera “que é o reconhecimento do trabalho ao longo da carreira”. “Estou muito feliz. É um prémio que já sonhava ter há algum tempo”, confessou.

A atleta de hóquei em patins, Marta Vieira, voltou a ser distinguida com o galardão de Mérito Desportivo, pelas conquistas alcançadas, especialmente ao serviço da seleção nacional, que se sagrou vice-campeão do mundo, no torneiro realizado, em outubro do ano passado, no Chile.

A hoquista não marcou presença na cerimónia, já que atualmente está em Espanha, a representar o Réus Deportiu, equipa que disputa a Liga Catalã Feminina.

O galardão de Personalidade Desportiva do Ano foi atribuída a Rosa Madureira, A atleta, que veste as cores do FC Penafiel, recebeu o galardão das mãos da campeã olímpica Rosa Mota, a convidada de honra do evento.

“Ganhar um prémio destes é muito importante. Receber este prémio da Rosa Mota é espetacular”, confidenciou.

José Santana recebeu o prémio Dedicação. O atual presidente dos Amadores de Pesca do Marco confessa que o galardão “é um orgulho imenso”, mas garante que vai continuar “da forma desinteressada e desapaixonado” a trabalhar em prol da promoção e do desenvolvimento da modalidade de pesca desportiva no concelho de Marco de Canaveses.

O prémio Desporto Escolar foi entregue a João Pedro Leitão, aluno do agrupamento de escolas de Alpendorada e canoísta do Ginásio Clube de Alpendorada.

A empresa NANTA foi galardoada com o prémio Incentivo. O diretor-geral António Santana considera que o “prémio é um incentivo às empresas que possam ajudar as associações e as coletividades“ de Marco de Canaveses, “seja no desporto, seja na cultura ou na parte social”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses; Manuel Moreira, a segunda edição da Gala do Desporto “foi mais um contributo que a autarquia quis dar na construção de um Marco no Desporto”.

“Espero, já que foi a minha última Gala de Desporto, enquanto Presidente de Câmara, que os que me sucederem continuem a fazer mais galas, se possível ainda maiores, mais participadas, a distinguir pessoas com mérito, instituições, atletas e treinadores, porque é assim que o Marco continuará no bom caminho no desporto e a afirmar-se perante a região e Portugal”, desejou.

A apresentação da 2ª Gala do Desporto de Marco de Canaveses esteve a cargo dos jornalistas marcoenses Sara Pinto (SIC) e Sílvio Vieira (Rádio Renascença/Sportv).

Outras notícias