Hora local: 20:09
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses assinala mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

2017/04/04

O Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, José Mota, acompanhado do Vereador Vítor Gonçalo, recebeu a 3 de abril, nos Paços do Concelho, algumas dezenas de alunos do Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola EB 2,3 do Marco de Canaveses.

Os jovens estudantes estavam a realizar uma caminhada de sensibilização contra os maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

Recorde-se que abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Sendo a proteção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Marco de Canaveses - CPCJmc associam-se, novamente, a esta campanha de alerta, promovendo durante o mês de abril várias iniciativas que visam consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.

As ações iniciaram hoje com a referida caminhada e com a colocação de faixas azuis nos edifícios públicos concelhios e de entidades que exercem atividade em matéria de infância e juventude.

E vão continuar durante o presente mês, com a afixação de vários cartazes ao longo do concelho com uma breve explicação da história do Laço Azul - que deu origem à campanha com o mesmo nome -; projeção de filmes dirigidos a crianças e jovens; desenvolvimento de atividades alusivas à temática em todos os Agrupamentos de Escola e dinamização de ações de sensibilização sobre a violência no namoro.

No dia 12 de abril, está agendado o III Encontro de Trabalho subordinado ao tema "Prevenção dos Maus-Tratos na Infância", dirigido aos técnicos e representantes institucionais que exercem atividade em matéria de infância e juventude, com a presença de Rui Marques, Coordenador Executivo do GovInt. A sessão de trabalhos irá decorrer na Sala de Espetáculos do Marco Fórum XXI, das 14h00 às 18h00.

Integrada na Feira do Livro - Marco de Letras 2017, de 25 a 30 de abril, haverá distribuição de marcadores de livros alusivos ao tema "Direitos das Crianças". No dia 24, incentivo junto da comunidade para o uso de uma peça de vestuário azul.

Também no dia 28 de abril, haverá distribuição de panfletos sobre a temática maus-tratos na Assembleia Municipal de Jovens.

A terminar, no dia 29, terá lugar uma ação de sensibilização para a prevenção do consumo de álcool e outros estupefacientes, a realizar durante o período noturno, junto dos espaços de diversão mais frequentados pelos jovens.

 

 

Outras notícias