Hora local: 09:42
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Câmara do Marco de Canaveses elabora Medidas de Autoproteção nos edifícios sob gestão municipal

2017/04/12

Numa consciencialização crescente, as organizações apresentam uma preocupação relativamente ao desempenho em matéria de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, assumindo um papel importante na conceção de mecanismos de prevenção, proteção e resposta face a situações de emergência.

Estas preocupações despontam sobretudo como resultado da legislação que é cada vez mais restritiva, mas também de uma tomada de consciência e responsabilização por parte das direções das organizações, bem como das chefias e dos próprios trabalhadores.

Resultante desta preocupação e sensibilização para as questões da segurança, torna-se necessário desenvolver uma estrutura organizada de forma a assegurar atividades de primeiros socorros, combate a incêndios e de evacuação dos trabalhadores que se encontrem em situação de perigo.

A perceção dos riscos associados à sua atividade laboral e a preocupação crescente relativamente à segurança e higiene dos trabalhadores, sempre associada também às obrigatoriedades legais, leva à necessidade de criação e concretização de medidas de autoproteção.

Neste sentido, o Município de Marco de Canaveses celebrou um contrato com três empresas especializadas tendo em vista a elaboração de Medidas de Autoproteção para 82 edifícios sob gestão Municipal, entre eles, 66 edifícios escolares (jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo básico).

Para o efeito, foram elaboradas visitas técnicas para avaliação de um ponto de situação e posterior identificação de ações corretivas a implementar.

Deste trabalho resultará a submissão de planos de segurança à Autoridade Nacional de Proteção Civil e subsequente implementação das ações propostas.

Estão já também a ser realizadas ações de formação, sendo depois realizados simulacros em todos os edifícios, de forma a preparar uma melhor resposta em eventuais situações de emergência.

Outras notícias