Hora local: 02:45
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Município congratula-se com a criação de mais três Unidades de Saúde Familiar no Concelho

2016/12/09

O Concelho de Marco de Canaveses vai passar a dispor de mais três Unidades de Saúde Familiar, o que de alguma forma vem satisfazer uma velha aspiração da Câmara Municipal, que ao longo dos últimos anos, tem vindo a reivindicar junto da tutela a criação de mais "USF's" no concelho.

Assim, as três novas Unidades de Saúde Familiar; USF de Bem Viver, que irá funcionar na Extensão de Saúde da Feira Nova. USF "Terras do Românico", que irá funcionar na Extensão de Saúde da Livração e USF do Tâmega, que irá funcionar no Centro de Saúde do Marco de Canaveses.

A criação destas Unidades de Saúde Familiar vem ao encontro das reivindicações que o Município do Marco de Canaveses, que sempre se mostrou consciente que, apesar dos constrangimentos existentes ao nível de recursos humanos e financeiros, há um grande e contínuo esforço para, e através do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega - I Baixo Tâmega, em proporcionar aos cidadãos Marcoenses a melhor oferta possível no que concerne aos cuidados de saúde, como condição de bem-estar individual e social que assiste a qualquer cidadão.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses sempre manifestou uma resistente vontade de sensibilizar a Administração Regional de Saúde do Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega - I Baixo Tâmega para a importância de uma cobertura plena dos utentes que ainda estão sem médico de família no Concelho, assim como sempre exigiu a requalificação do edifício da Extensão de Saúde da Feira Nova (Ariz) - Bem Viver, para que aí pudesse ser instalada e funcionar uma nova Unidade de Saúde Familiar servindo melhor os utentes de várias freguesias daquela área do Concelho.

O mesmo aconteceu relativamente à Extensão de Saúde da Livração e a importância de uma nova Unidade de Saúde Familiar no Centro de Saúde do Marco de Canaveses, pela sua centralidade e pelo número de utentes que abarca.

As Unidade de Saúde Familiar são constituídas por uma equipa multiprofissional de médicos especialistas em Medicina Geral Familiar, enfermeiros, administrativos e outros profissionais de saúde.

A reorganização dos Centros de Saúde Pública em Unidades de Saúde Familiar assenta na criação de pequenas unidades funcionais multiprofissionais com autonomia organizativa, funcional e técnica, sujeitas a contratualização interna e ao cumprimento de objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses espera e deseja que se concretize igualmente o Polo da Unidade de Saúde Familiar na Extensão de Saúde Tabuado, para servir esta Freguesia e a de Várzea, Aliviada e Folhada.

Apesar da satisfação com a criação das novas três novas Unidades de Saúde Familiar, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses continuará a lutar pelos interesses do concelho e de todos os munícipes com o objetivo de propiciar aos cidadãos Marcoenses a melhor oferta possível no que respeita à assistência e cuidados primários de saúde, como condição essencial de bem-estar individual e social que assiste a todo e qualquer cidadão.

Outras notícias