Hora local: 06:47
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses celebrou o Natal com concerto que juntou Banda Tricentenária e Coros Litúrgicos

2016/12/20

Marco de Canaveses celebrou o Natal com concerto que juntou, no mesmo palco, Banda de Música Tricentenária e Coros Litúrgicos.

A Igreja do Mosteiro de Vila Boa do Bispo foi o local escolhido para acolher, no passado dia 18 de Dezembro, o tradicional Concerto de Natal promovido pela Câmara Municipal.

Um evento de grande qualidade e muito participado, com o público a enccher por completo o templo, um dos mais maravilhosos exemplos de Património Integrado existente no concelho marcoense com a "capela-mor" recheada de talha dourada e azulejaria.

Sob orientação do Maestro José Borges, a tricentenária Banda de Música de Vila Boa de Quires partilhou o palco com vários coros do Concelho do Marco de Canaveses, nomeadamente: Coros de Santa Maria de Vila Boa do Bispo; Coro de S. Miguel de Rio de Galinhas; Coro de Santa Marinha de Fornos; Coro de Nossa Senhora da Luz - Vila Boa de Quires; Coro de S. Sebastião - Vila Boa de Quires e Coros do Santuário do Menino Jesus de Praga - Avessadas.

Um momento cultural de grande valia que foi «claramente um concerto de qualidade e excelência, que nos fez sentir tão próximos uns dos outros, em ambiente de união e fraternidade», referiu Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Ao longo do espectáculo, temas natalícios como "Homepipe" "Correi Pastorinhos", "King Glökchen" "Snow Flake", "Gloria in Excelsis Deo", "White Christmas", "Merry Christmas", "Silent Night", "Hino do Tempo", "Advent Joy", "Christmas Swing", "Mary's Boy Child", " Rudolph, a frena do nariz encarnado", "Feuerfest Polka", "Jingle Bells", "Noite Feliz" ou "Adeste Fidelis", foram interpretados de forma irrepreensível e com verdadeira mestria, nomeadamente com o Solista Helder Bento, encantando todos os presentes.

Um evento anual «que marca a nossa agenda cultural, que nos honra e nos faz sentir orgulho da nossa terra, do seu património cultural pela beleza do espaço onde decorre o concerto e património imaterial, como a Banda de Musica de Vila Boa de Quires e os Coros, que, em conjunto, proporcionam um concerto desta qualidade, tão mágico e contagiante», sublinhou Manuel Moreira, que agradeceu a participação e empenho de todos.

Para terminar, o Maestro desafiou os espectadores para juntamente com a Banda de Música, os Coros e o Solista, acompanharem o tema "Adeste Fidelis".

No final do «Concerto de Natal 2016» foram, como é hábitual, entregues os "certificados" de participação pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; do Vice-presidente, José Mota, do Vereador Vítor Gonçalo; do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Miguel Carneiro e pelo Pároco da Freguesia de Vila Boa do Bispo, Manuel Vales.

Outras notícias