Hora local: 02:50
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Mercado Romano volta às ruínas do Fórum de Tongobriga

2017/06/23

A cidade de Tongobriga prepara-se para receber a VII edição do Mercado Romano. De 30 de junho a 2 de julho, e sob o tema «O PANTEÃO DOS DEUSES», pretende-se proporcionar a todos os visitantes uma viagem no tempo, onde haverá a possibilidade de desfrutar do espaço arqueológico situado na aldeia do Freixo, classificado como monumento nacional desde 1986.

Durante o evento podem ser visitadas, gratuitamente, as ruínas e o museu da Estação Arqueológica do Freixo, que recebem anualmente milhares de pessoas.

O VII Mercado Romano realiza-se no fórum da cidade romana, exatamente no mesmo espaço onde há 1900 anos se faziam todas as vivências comerciais, religiosas e lúdicas da civilização de Tongobriga.

Ao longo dos três dias, a comunidade local irá apresentar os seus trabalhos de recreação do quotidiano romano, das interações dos mortais com os deuses do Panteão, treinos e lutas como animação principal do Mercado.

Os visitantes poderão ainda usufruir de muita animação musical, mostra de ofícios ao vivo, jogos de tabuleiro e oficinas específicas para crianças e jovens. No fórum, haverá ainda, o mercado com artesãos das diversas áreas, oriundos de toda a região norte do país, e nos espaços da restauração haverá a diversidade de “comes e bebes”, representativos do que de melhor há na região.

Realizado desde 2011, o evento tem vindo a crescer, tendo ultrapassado os 10 mil visitantes no ano que passou. A entrada é gratuita e está aberto entre as 20h00 e as 24h00 de sexta-feira (dia 30 de junho), as 18h00 e as 01h00 de sábado (dia 1 de julho) e as 18h00 e as 23h00 de domingo (dia 2 de julho).

O VII Mercado Romano de Tongobriga é promovido pela Junta de Freguesia do Marco, em parceria com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, a Direção Regional de Cultura Norte e Estação Arqueológica do Freixo.

A dinamização do evento está a cargo da Associação de Amigos de Tongobriga e conta com o apoio da Associação de Budo do Marco, do Grupo 237 de Escoteiros do Marco de Canaveses, do CNE 1173 de Fornos, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, da Escola Profissional de Arqueologia, do Caerus-Projecto Oportunidade e Associação das Coletividades do Marco de Canaveses.

Esperam-se dias de festa em honra aos deuses, e convidam-se todos a deslocarem-se a Tongobriga, no Marco de Canaveses.

Outras notícias