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90% dos utilizadores satisfeitos com o serviço de transporte Urbmarco

2017/07/07

Prestes a completar três anos de existência da rede de transporte urbano do Marco de Canaveses, designada de "Urbmarco", os parceiros responsáveis pela iniciativa - Câmara Municipal do Marco de Canaveses e Transdev - lançaram um inquérito de satisfação com o objetivo de melhorar os serviços.

O inquérito realizado aos utilizadores da Urbmarco atestou um nível de satisfação de 90%.

«Consideramos a opinião dos utilizadores, um valioso contributo para a melhoria dos nossos serviços, pelo que disponibilizamos um inquérito para perceber o grau de satisfação e a flexibilidade de troca de horário dos utilizadores com os serviços de transporte Urbmarco», referiu o Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e Vereador dos Transportes, José Mota.

Para esta análise foi considerada uma amostra constituída por 256 inquéritos, na sua maioria do sexo feminino (70%) e com idade compreendida entre os 30 e os 65 anos (44%).

Do total de inquiridos, 36% refere utilizar o serviço diariamente, havendo 41% de utilizadores que viaja entre duas a três vezes por semana. Quanto ao título de transporte, o passe social representa 20%, enquanto o bilhete inteiro adquirido individualmente representa 70%.

Relativamente aos aspetos a melhorar, dos clientes inquiridos, 45% considera que "não existe melhorias a realizar" e 28% declara que "deveria ser alargado o serviço a outras localidades".

Referência ainda, nas viagens para a cidade, dos inquiridos os horários com maior flexibilidade de troca é às 16h00 (67%) e às 19h00 (100%). Já nas viagens de saída da cidade, o horário com maior flexibilidade de troca é o das 20h00 (100%).

A funcionar desde 2014, a rede de transporte urbano Urbmarco integra três linhas - azul, vermelha e verde - que foram programadas para transportar os cidadãos essencialmente de e para zona central da cidade do Marco de Canaveses.

Para José Mota, «os resultados apresentados por este inquérito de satisfação deixa-nos felizes pois atestam a evolução crescente que o serviço Urbmarco tem revelado ao longo dos anos, com uma efetiva subida de novos utilizadores, sendo que atingimos em 2017 mais de 4.000 clientes por mês, o que é muito bom pois representa um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior».

Destaque ainda «para o facto dos utilizadores deste transporte urbano manifestarem a sua elevada satisfação relativamente à qualidade do serviço realizado e, por isso, vamos continuar a trabalhar no sentido de proporcionar um serviço que corresponda às necessidades da população, avaliando a possibilidade de reorganizar os circuitos para chegar a locais estratégicos, como acontecerá já com a Linha Azul (que faz a ligação entre vários locais da cidade, deslocando-se até à freguesia de Sobretâmega) que irá, a partir de agora, passar também no Centro de Saúde do Marco de Canaveses, para melhor servir os utentes e em especial os mais idosos», revela o Vice-presidente.

Em estudo continua também a possibilidade de aumentar o número de autocarros a circular e o alargamento dos circuitos existentes a outras zonas do perímetro urbano da cidade, com vista à otimização e melhoria da mobilidade dos cidadãos no acesso aos equipamentos municipais, de saúde, serviços e comércio, e servindo ainda como complemento ao transporte interurbano e ao ferroviário (linha Régua - Porto da CP).

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