Hora local: 17:02
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Despique de Bombos atrai milhares de pessoas às Festas do Marco

2017/07/17

As Festas do Marco registaram, na noite de 14 de julho, um dos pontos altos das festividades com a realização do tradicional despique de grupos de bombos, no Largo do Tribunal Judicial.

Uma verdadeira enchente de pessoas assistiu às entusiastas atuações de dez grupos de bombos oriundos do concelho: 1. Grupo de Bombos de Sta. Eulália de Ariz; 2. "Sempre a bombar", Grupo de Bombos de Banho e Carvalhosa; 3.Grupo de Bombos de Paredes de Viadores e Manhuncelos; 4. Grupo de Bombos "Zés-P'reiras" de Vila Boa de Quires; 5. Grupo de Bombos de Laurentim - Sande; 6. "Os Bravos", Grupo de Bombos de Constance; 7. Grupo de Bombos da Paróquia de Penhalonga; 8. Grupo de Bombos S. Miguel, Danças e Cantares de Soalhães; 9. Grupo de Bombos de S. Lourenço, Gouveia e 10. Grupo de Bombos de Sobretâmega.

A noite começou com arruadas de bombos a percorrer as principais artérias do centro da cidade do Marco de Canaveses, para convidar os romeiros para a festa.

Com uma energia contagiante e inesgotável, os dez grupos de bombos subiram ao palco e atuaram individualmente perante uma imensa plateia. No final, juntaram-se à multidão e deram início a um vigoroso e brilhante despique de bombos, que pôs à prova a resistência e tenacidade que tão bem caracteriza estes grupos.

A sonoridade genuinamente popular dos bombos e das caixas ecoaram noite dentro, cumprindo «uma das tradições mais importantes do nosso concelho e da região», referiu o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, que juntamente com o Vice-presidente, José Mota, assistiu «a um admirável momento cultural assente nas nossas raízes e que orgulhosamente continuamos a exibir nos nossos lugares, freguesias e municípios. Uma celebração do gosto pela tradição, pela cultura, pelo que de bom existe e se faz no Concelho do Marco de Canaveses», realçou o Autarca.

Outras notícias