Hora local: 20:20
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Assembleia Municipal de Jovens debateu preocupações e ideias para o concelho

2017/04/28

Durante o dia de hoje, 28 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, discutiram-se políticas, propostas e anseios dos mais jovens.

A Assembleia Municipal de Jovens do Marco de Canaveses reuniu cerca de meia centena de estudantes das Escolas Secundárias, EB 2,3 e Profissionais do concelho.

Os alunos simularam uma sessão da Assembleia Municipal. Apresentaram e defenderam propostas, reagiram a argumentações e apontaram alternativas.

O Presidente da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, António Coutinho; o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira; o Vice-presidente José Mota e os Vereadores Gorete Monteiro, Vítor Gonçalo, Bruno Magalhães, Miguel Martins e Bruno Caetano, responderam às perguntas dos jovens, num momento de partilha e interação que se revelou profícuo.

A Assembleia Municipal de Jovens é uma iniciativa da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, que em articulação com a Câmara Municipal e os Agrupamentos de Escolas do concelho, incluindo escolas profissionais, consideram que para um crescimento saudável, «é importante que os jovens experimentem vivenciar diferentes papéis na sua vida ativa, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências para uma melhor gestão de conflitos, resolução de problemas da vida social, e uma maior resistência à frustração, aumentando a tolerância e a solidariedade», referiu o Presidente da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses.

«Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados», frisou António Coutinho acrescentando que «a partilha de conhecimentos que estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram, de forma muito positiva, o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto».

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco, Manuel Moreira, a Assembleia Municipal de Jovens pretende ser um espaço onde os jovens do concelho do Marco de Canaveses «apresentem e debatam as necessidades e aspirações da vida local e interiorizem os valores democráticos da participação política ativa».

A AMJ «possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade marcoense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral», afirmou o Autarca salientando ainda «o sentido crítico dos mais jovens, que tem vindo a evoluir ao longo dos anos, com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de valorizar o município do Marco de Canaveses».

O desafio de reflexão recaiu, nesta edição da Assembleia Municipal de Jovens, na seguinte ordem do dia:

1- Cultura e Lazer em Marco de Canaveses - Agrupamento de Escolas do Marco nº1 (Escola Secundária de Marco de Canaveses).
2 - Marco Criativo - Escola Profissional Centro de Estudo e do Trabalho da Pedra - EÈCEP - Alpendorada.
3 - Sementes para um Futuro Sustentável - Agrupamento de Escolas do Marco nº 1 - Escola EB 2/3 de Toutosa.
4 - Roteiro para o Património e para a Cultura no Município - Escola Profissional de Arqueologia 8EPA) - Freixo.
5 - Por um Marco de Valores - Agrupamento de Escolas de Sande.
6 - As novas tecnologias ao alcance de todos - Cidadania Digital - Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses.
7 - Eu e os Outros - A solidariedade como valor central do nosso século - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural - EPAMAC - Rosém.
8 - Empreendedorismo Social - Agrupamentos de Escolas de Alpendorada (Escola Secundária de Alpendorada.

 

 

Outras notícias