Hora local: 16:49
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Inauguradas as obras de requalificação e ampliação da EB1 de Eiró em Soalhães

2017/09/19

No dia 18 de setembro, foram inauguradas as obras de requalificação e ampliação da Escola Básica Nº1 de Eiró, em Soalhães, numa cerimónia simples e de muita proximidade para com a comunidade escolar, pais e encarregados de educação presentes.

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, acompanhado do seu executivo; da Coordenadora da EB1 de Eiró, Eugénia Queiroz; do Diretor do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses, António Ribeiro e da Presidente da Junta de Freguesia, Cristina Vieira, descerraram a placa inaugural daquele equipamento. Estiveram ainda presentes na inauguração, o Chefe de Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, Nuno Ferreira; a arquiteta Anabela Rodrigues e a engenheira Inês Rodrigues.

Esta obra traduz um investimento municipal orçado em cerca de 636 mil euros, que contou ainda com uma pequena comparticipação dos fundos comunitários que ultrapassou os 100 mil euros.

Após o momento inaugural, seguiu-se uma visita às instalações da renovada e ampliada EB1 de Eiró que passa a disponibilizar cinco salas de aula destinadas ao ensino básico; Sala de professores; Biblioteca; Salas de arrumos; Sanitários para funcionários, meninas, meninos e mobilidade condicionada; Cozinha; Refeitório; Entrada coberta e acessível para todos; Recreio Coberto e também um Campo de Jogos.

Refira-se ainda que a Escola Básica Nº1 de Eiró encontra-se dotada de material didático e informático moderno, e quadros interativos.

«Este é verdadeiramente o Centro Escolar de Soalhães. Temos aqui uma escola completamente renovada e ampliada, onde poderá vir a funcionar não só o primeiro ciclo do ensino básico como, também, o pré-escolar», afirmou o Presidente do Município de Marco de Canaveses na sua intervenção, referindo que «a Câmara Municipal tem vindo a seguir, ao longo dos últimos 11 anos, uma estratégia gradual de requalificação, ampliação e beneficiação do parque escolar concelhio tendo em vista uma educação de qualidade, capaz de proporcionar as melhores condições de aprendizagem e de ensino às nossas crianças e professores. Só para este ano letivo, a nível de obras, a Câmara Municipal investiu 1 milhão de euros», realçou.

Manuel Moreira recordou que «este nem sempre foi um processo fácil, pelas dificuldades conhecidas e contratempos que vão surgindo, mas com diálogo e boa vontade, conseguimos reunir esforços e hoje estamos aqui a inaugurar este belo equipamento». O Autarca aproveitou para pedir aos alunos que estimem a escola, «pois esta é também a vossa casa», formulando ainda «votos de um bom ano letivo».

Para a Presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, Cristina Vieira, «a EB1 de Eiró é uma escola moderna e acolhedora, com excelentes condições quer no espaço interior, quer no espaço de recreio e lazer. Uma grande vitória a dos pais que lutaram pelo que entenderam ser necessário e justo, nomeadamente para que esta escola tivesse hoje uma cozinha».

Por último, o Diretor do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses, António Ribeiro, elogiou o investimento feito na educação no concelho. «Uma escola com boas condições potencia a motivação para o sucesso e é essencial para a melhoria do desempenho escolar», defendeu.

 

 

Outras notícias