Hora local: 16:40
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Eco-Escolas do Marco de Canaveses receberam Bandeiras Verdes 2017

2017/10/02

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses promoveu a participação de alunos e professores das Eco-Escolas do Município, no Encontro Nacional DIA BANDEIRAS VERDES 2017 -GALARDÃO ECO-ESCOLAS, no dia 27 de setembro, em Mafra.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE/FEE Portugal) premiou 1.364 escolas aderentes, em 223 municípios, das quais 32 escolas do concelho do Marco de Canaveses, inscritas no programa de educação ambiental, símbolo do trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2016/2017.

No dia 27 de setembro, dois autocarros da Câmara Municipal com 75 alunos e professores dos nossos agrupamentos deslocaram-se ao Parque Desportivo Municipal de Mafra para participar na cerimónia oficial de entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas e para celebrar os 10 anos da Geração Depositrão.

O Dia Bandeiras Verdes em Mafra contou com mais de 4.000 participantes das Eco-Escolas de todo o país, numa organização da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Às 10h30, realizou-se a Conferência de Imprensa durante a qual se fez o balanço do Eco-Escolas em Portugal. O Presidente da ABAE, José Archer, informou que, só em 2017, foram 643.737 alunos abrangidos e 369.288 diretamente envolvidos. Para além destes números, a representante da Direção-Geral de Educação, Helena Gil, lembrou que "o programa ultrapassa as fronteiras das escolas, alargando-se às famílias e às comunidades".

"Este é um projeto ambicioso, mas integrador de vontades para a formação das novas gerações", sublinhou o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, na sessão de abertura.

Nesta sessão, foram entregues os prémios dos desafios Eco-Escolas 2016/ 2017 e anunciado o tema do ano 2017/ 2018: a floresta. Para o efeito, procedeu-se à oferta de sementes de pinheiro-manso a todos os participantes neste Dia Nacional das Bandeiras Verdes, além do que foram desafiadas as escolas a criar as "Brigadas da Floresta" e os municípios a organizar uma "Rota pela Floresta".

A par destas iniciativas decorreu, no Parque Desportivo Municipal de Mafra, a Eco-mostra, onde estiveram representadas mais de 80 entidades e escolas, dinamizando diversas exposições e mini-workshops. Paralelamente, pelo palco da "Geração Depositrão" (que celebra 10 anos de trabalho na educação ambiental e recolha de resíduos elétricos e eletrónicos), passaram várias atividades de animação, a cargo das escolas do Concelho de Mafra.

Durante a Conferência de Imprensa: Apresentação dos Resultados e Entrega de Prémios, o município do Marco de Canaveses recebeu o Certificado de Município Parceiro Eco- Escolas 2016/2017. A Escola EB2,3 de Alpendorada recebeu o prémio pela participação no desafio UHU e a Escola EB23 de Toutosa o Certificado do 3.º prémio pela participação na atividade Roupas Usadas não estão Acabadas.

A preocupação com o Ambiente é um indicador de sucesso do Município do Marco de Canaveses, no contexto nacional, ao nível das Eco-Escolas que mantém, em 2016/2017, no distrito do Porto, a maior percentagem de implementação do programa Eco-Escolas, tendo passado de 32% em 2015/2016 para 50% em 2016/2017.

Centro Escolar de Vila Boa do Bispo
Escola EB 2,3 da Toutosa
Escola EB 2,3 de Alpendorada
Escola EB 2,3 de Sande
Escola EB 2,3 Marco de Canaveses
Escola EB/JI de Ladário
Escola EB/JI de Vila Nova
Escola EB1 de Cruz
Escola EB1 de Esperança
Escola EB1 de Gandra
Escola EB1 de São Sebastião n.1
Escola EB1/ JI da Barroca
Escola EB1/JI da Serrinha
Escola EB1/JI de Favões
Escola EB1/JI de Vale do Côvo
Escola EB1/JI do Cruzeiro
Escola EB1/JI do Peso
Escola EB1/JI Quinta do Bairro
Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses
Escola Secundária c/3º ciclo de Alpendorada
Escola Secundária c/3º ciclo do Marco de Canaveses
Jardim de Infância da Lama
Jardim de Infância da Searinha
Jardim de Infância de Cerdeiras
Jardim de Infância de Cristóvão
Jardim de Infância de Devesas
Jardim de Infância de Fornelo
Jardim de Infância de Igreja - Centro Escolar de Sande
Jardim de Infância de São Sebastião
Jardim de Infância de Travassos
Jardim de Infância de Vila Verde

 

 

Outras notícias