Hora local: 16:41
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Instalados órgãos autárquicos do Marco de Canaveses para o quadriénio 2017-2021

2017/10/23

A cerimónia da tomada de posse dos novos membros para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal do Marco de Canaveses, resultantes das eleições de 1 de outubro de 2017, decorreu no passado sábado, dia 21 de outubro, na Sala de Espetáculos do Marco Fórum XXI.

Cristina Vieira foi empossada Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses para os próximos quatro anos, sendo que é a primeira vez que este órgão é presidido pelo Partido Socialista e por uma mulher.

Também pelo PS tomaram posse os Vereadores Mário Bruno Magalhães, Alexandra Rabaçal e Paulo Couto, obtendo a maioria no executivo municipal. Foram também empossados José Mota e Carla Massa Babo pelo PSD e ainda Paulo Teixeira (CDS - PP), completando assim a vereação da Câmara Municipal.

Também os eleitos para a Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia fizeram o juramento público de cumprir com lealdade as funções que lhes foram confiadas para o quadriénio 2017 - 2021.

António Coutinho, então presidente cessante da Assembleia Municipal, começou por referir que «este é um momento carregado de um enorme simbolismo: para muitos encerra-se agora um ciclo e para muitos outros, inicia-se um novo», agradecendo a todos os eleitores «que depositaram em mim o seu voto de confiança», às equipas de eleitos municipais «com as quais tive o privilégio de trabalhar nos vários mandatos» e, por último, aos colaboradores do município «pelo seu trabalho e dedicação».

Dirigindo-se aos novos eleitos dos órgãos autárquicos do município de Marco de Canaveses, António Coutinho acredita que lhes «cumprirá uma missão de crescimento, de desenvolvimento e, mais ainda, de continuar a marcar a diferença», destacando ainda «um sentido de responsabilidade» na orientação das «vossas escolhas, por um compasso ético e as racionalizem em função dos compromissos assumidos perante os nossos concidadãos (...) Ouçam sempre os marcoenses. Falem sempre pelo Marco», defendeu.

Perante uma numerosa plateia, a nova Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, assumiu «a defesa do interesse comum do concelho, do interesse geral da nossa comunidade marcoense e para a gestão dos instrumentos que irão proporcionar o desenvolvimento social, económico e cultural na vida dos marcoenses».

Recordando o seu percurso político, ao longo dos últimos 12 anos, Cristina Vieira agradeceu ao ex-autarca Manuel Moreira, «a forma intensa, dedicada e muito presente» como exerceu as suas funções. Também à família e aos amigos enalteceu «todo o apoio ao longo desta caminhada», sem esquecer a população de Soalhães pelo «carinho, afeto e consideração», numa experiência que permitirá exercer os seus mandatos «de forma próxima, presente e autêntica», frisou.

A forma clara e inequívoca como os marcoenses atribuíram o seu voto, no passado dia 1 de outubro, «é um enorme incentivo, mas acrescido de grande responsabilidade», referiu a Presidente da Câmara Municipal, sublinhando que «estamos conscientes das vossas expetativas e estamos certos que os nossos compromissos eleitorais serão concretizáveis».

Cristina Vieira abordou ainda alguns dos temas do próximo mandato autárquico que passam pelo «desenvolvimento económico do concelho sustentado num plano designado Marco Invest e que tem como objetivo criar as condições exigíveis para aqueles que pretendem investir e criar emprego no nosso concelho (...). Um outro nosso desígnio é tornar o Marco de Canaveses num verdadeiro destino turístico através de um plano integrado na região e no país (...). Conscientes de que a educação é a base do desenvolvimento do concelho, queremos melhorar as condições de aprendizagem (...) dos equipamentos das nossas crianças e jovens, bem como as condições de alimentação (...) e melhorar as respostas dos jardins-de-infância no que diz respeito às atividades extracurriculares e de apoio à família. (...). Pretendemos, num trabalho de rede, com as instituições de apoio social do concelho, dar resposta aos problemas de cariz social (...).Todas as outras, seja, culturais, desportivas, crecreativas e de índole cívivo, serão um parceiro estratégico», frisou.

Aos jovens marcoenses, a nova Presidente de Câmara agradeceu o «voto de confiança». «As vossas aspirações serão, a partir de hoje, também as minhas aspirações e as aspirações da minha equipa, serão sobretudo a base para o programa de desenvolvimento do concelho».

Cristina Vieira terminou com a seguinte declaração: «hoje é o início de um novo ciclo para o concelho. As vossas expetativas serão as nossas preocupações», lembrando ainda aos marcoenses que poderão «contar sempre comigo», concluiu.

Após a tomada de posse dos eleitos para os órgãos autárquicos do município de Marco de Canaveses, realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião da Assembleia Municipal que será agora presidida pelo socialista Jorge Vieira, com a eleição da respetiva mesa constituída pelos secretários Bruno Caetano (PS) e Goreti Pinheiro (PS).

 

Intervenção da Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira,

Outras notícias