Hora local: 13:57
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Concerto de Natal 2017

2017/12/18

A Igreja do Mosteiro de Alpendorada foi o local escolhido para acolher, no passado dia 17 de Dezembro, o tradicional Concerto de Natal promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

O Natal é a quadra por excelência da família e este Concerto foi, sem dúvida, um bom exemplo disso mesmo. Um evento de grande qualidade e beleza, e muito aplaudido pelo numeroso público que encheu o templo, mais um dos maravilhosos exemplos de Património Cultural e Arquitetónico existente no concelho de Marco de Canaveses, que se destaca como um dos casos de templos construídos antes do início do processo de formação da nacionalidade, assim como durante a sua consolidação, como testemunha a própria "Igreja do Mosteiro de Alpendurada", ou "Igreja de S. João Baptista", seu orago.  Como resultado de uma intervenção numa campanha seiscentista, entre múltiplos aspetos, e já na centúria subsequente, a reconstituição da igreja conventual à luz dos paradigmas arquitetónicos e da gramática decorativa barroca, que a dotou de altar na capela-mor (separada do restante corpo do templo por grande arco triunfal), assim como de retábulos colaterais executados em talha dourada profusamente decorada. .

Sob orientação do Maestro José Carlos Ferreira, e pelo Maestro Adjunto, Miguel Rocha a tricentenária Banda de Música de Vila Boa de Quires partilhou o palco com vários coros do Concelho do Marco de Canaveses, nomeadamente: Coros de S. João de Alpendorada e de S. Miguel de Matos; Coro de S. Miguel de Rio de Galinhas; Coro de Santa Marinha de Fornos; Coro de S. Sebastião - Vila Boa de Quires e Coros do Santuário do Menino Jesus de Praga – Avessadas, superiormente orientados pelo Maestro Belchior Moreira.

Para além disso, o evento contou ainda com a magnífica prestação dos Solistas, o Tenor Helder Bento e a Soprano Verónica Silva, naquele que foi claramente um concerto de qualidade e excelência, que a todos proporciona um sentimento de proximidade, em ambiente de união e fraternidade.

 

Durante aproximadamente uma hora e meia, temas natalícios como “Florentiner Marsh” ; ”A Cristmas Festival”; “Panis Angelicus”; “Tollite Hostias”; “A vida que estava junto do pai”;  “The Mission (Nella Fantasie)”;  “Sobre a gruta de Belém”; “Desde toda a eternidade”;   “Hallelujah”; “O mio Bambino Caro”; “The Typewriter” e “Um Grande Natal”, foram interpretados de forma irrepreensível e com verdadeira mestria, nomeadamente com Tenor Helder Bento e a Soprano Verónica Silva, encantando todos os presentes.

Outras notícias