Hora local: 23:33
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Convívio e muita animação no Parque de Lazer do Castelinho assinalam Festa do Emigrante

2017/08/16

O Marco de Canaveses recebeu em festa os seus emigrantes. O momento foi de reencontro e serviu para homenagear os que deixaram a terra natal, em busca de uma vida melhor.

A Festa do Emigrante é uma iniciativa da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, com o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Natividade.

O evento, que vai já na sua 12ª edição, decorreu como habitualmente no Castelinho, na freguesia de Avessadas e Rósem, e contou com as presenças do Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira e José Mota, do Vereador Vítor Gonçalo e do Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Sousa.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, «é com grande satisfação que promovemos, e em parceria com a Irmandade de Nossa Senhora da Natividade, mais uma festa dedicada aos nossos emigrantes, que tiveram de partir em busca de uma vida melhor mas mantiveram-se fiéis às suas origens, às suas raízes, sendo a sua presença maciça sobretudo nos meses de julho e de agosto, num sinal dessa ligação permanente à terra natal».

«A Festa do Emigrante é uma tradição aqui em Marco de Canaveses há já 12 anos e é muito especial, uma vez que dá as boas vindas aos nossos emigrantes. Depois de tanto tempo longe da terra e da família, queremos que se sintam acolhidos, pois está é e será sempre a sua casa», realçou Manuel Moreira apelando aos emigrantes para que «continuem a vir até Marco de Canaveses, a investir e, se possível, que um dia regressem».

O programa festivo começou com a celebração de uma missa solene, às 11h00, seguindo-se o hastear da bandeira, que anuncia a Festa de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho no dia 8 de setembro, feriado municipal. O Grupo de Bombos de S. Martinho de Avessadas brindou os presentes com mais uma brilhante atuação.

O dia prosseguiu com um almoço-convívio, no Parque de Lazer do Castelinho, vivendo-se ainda momentos de grande animação e dança ao som de Élvio Correia e da Banda Concertin'Arte.

Outras notícias