Hora local: 23:31
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Banco do Livro Escolar: reutilizar é ainda melhor que reciclar!

2017/08/31

Com a aproximação de mais um ano letivo, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses ciente dos encargos económicos que tal representa para muitas famílias e da premente necessidade de sensibilizar a população para a adoção de comportamentos ecológicos, lança o repto para a adesão ao projeto Banco do Livro Escolar.

Uma iniciativa que promove a reutilização e a troca/oferta gratuita de livros escolares, incentivando a responsabilização social da população em geral, bem como da comunidade escolar num apelo ao respeito pelo livro.

O Banco de Livros promovido pela Câmara Municipal, localizado no Espaço Municipal da Juventude (Marco Fórum XXI), funciona como um espaço aberto que possibilita a circulação e a partilha de livros escolares. O projeto funciona também para livros de ação, infantis, juvenis, romances, informativos e muitos outros.

O processo de levantamento de livros doados, além de ser gratuito, não implica qualquer tipo de documentos ou necessidade de identificação. A única condição é que os livros estejam em bom estado.

Apesar da generosidade dos cidadãos marcoenses, que já ofereceram milhares de livros, a quantidade de manuais escolares em stock não é suficiente face ao número de solicitações registadas.

Neste sentido, apela-se à população para contribuir com a entrega de livros escolares atualizados, em especial os do 5º ao 12º ano, uma vez que para o primeiro ciclo os manuais são gratuitos. O material escolar/ didático, que se encontre ainda em bom estado, é também muito importante e necessário, para que possa ser (re)utilizado por outras crianças e jovens do concelho e da região.

Recorde-se que ao aderir ao Banco do Livro Escolar está a dinamizar este movimento e a apoiar as famílias mais carenciadas.

Todos os contributos são válidos, pois os livros que já não se encontram em circulação são encaminhados para o Banco Alimentar Contra a Fome que, através da sua venda para reciclagem de papel, obtém receitas para o Banco Alimentar.

Colabore: reutilizar é ainda melhor que reciclar!

Outras notícias