Hora local: 23:32
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Fé e devoção marcam peregrinação em honra de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho

2017/09/11

Cumprindo a tradição, milhares de peregrinos e devotos de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, oriundos de todo o concelho e de diferentes pontos do país, participaram nas cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora do Castelinho.

A fé e a devoção dos que procuram a proteção de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho são a expressão máxima desta festa religiosa, que iniciou quinta-feira à noite com a realização da procissão de velas, que saiu da Capela do Santuário em direção à Igreja de Avessadas, onde a imagem de Nossa Senhora do Castelinho pernoitou.

Sexta-feira, 8 de setembro, dia da Nossa Senhora do Castelinho e Feriado Municipal, as celebrações começaram logo pela manhã. Os peregrinos concentraram-se junto à Igreja Paroquial de Avessadas para acompanhar Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, na procissão de regresso ao Santuário.

Aqui foi celebrada uma Missa Solene, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. António Augusto, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

Estiveram também presentes nas celebrações, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira; o Vice-presidente José Mota; os Vereadores Gorete Monteiro e Vítor Gonçalo; o Presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, Manuel Sousa, entre outras entidades e personalidades.

Ao longo da tarde, o Parque de Lazer do Castelinho encheu-se de vida, com os peregrinos a partilharem com as suas famílias e amigos momentos de lazer e de convívio.

A partir das 17h00, realizou-se a procissão das promessas à Nossa Senhora, em volta do Penedo do Clamor. Uma peregrinação ancestral, onde se destacam sobretudo parturientes e mães acompanhadas dos seus filhos que cumprem as suas promessas e oferendas.

Para Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, «a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho é sempre um momento importante na vida pastoral do nosso concelho, marcado pela fé e grande devoção a Nossa Senhora. Mais uma vez, cumpriu-se a tradição e milhares de fiéis associaram-se a esta festividade em honra de Nossa Senhora do Castelinho, enchendo o recinto do Santuário e o Parque de Lazer para partilharem com as suas famílias e amigos este momento de veneração».

Outras notícias