Hora local: 23:33
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Candidaturas ao Projeto Economia Ativa no Douro Verde

2018/06/05

 

Encontra-se a decorrer, entre os dias 28 de maio e 29 de junho (prazo prorrogado), o período de candidaturas à 1ª Etapa da Micro Couveuse Rural – o novo Programa de Incubação de Empresas de Base Rural, dirigido a benificiários que pretendam desenvolver uma iniciativa empresarial que procurem beneficiar de uma consultadoria/mentoria intensiva teórico-prática que lhes permita explorar convenientemente os elementos associados à formulação e implementação de um Plano de Negócios de base rural, com os seguintes objetivos:

  1. Promover uma cultura de empreendedorismo e capacitação organizacional, reforçando as competências dos diferentes atores que interagem nas dinâmicas de incentivo e estímulo do espírito empresarial;
  2. Incentivar a criação de novas empresas e aceleração das empresas existentes;
  3. Contribuir para a valorização das atividades agropecuárias e produtos locais

Todos os candidatos têm necessariamente que ter nacionalidade portuguesa ou residir em Portugal; idade compreendida entre os 23 e 40 anos; possuir qualificação mínima de nível 6; não possuir outra fonte de rendimento; apresentar-se enquanto empreendedor individual ou representante de pessoa coletiva/empresa; possuir situação regularizada face à Administração Fiscal e à Segurança Social. No entanto existe situação de exceção prevista no respetivo regulamento.

A Micro Couveuse Rural é um serviço de apoio ao nascimento e crescimento de empresas, que apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa atividade económica de base rural e que a queiram implementar no território “Douro Verde”, do qual fazem parte os concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

O Programa é composto por 3 etapas, às quais os empreendedores se poderão candidatar, através da página do projeto “Economia Ativa no Douro Verde”. A primeira das 3 etapas designa-se de “Oficina do Empreendedor” e pretende transmitir conhecimentos teórico-práticos sobre empreendedorismo de base rural a beneficiários de ideias de negócio em fase inicial.

  • Etapa 1 – Oficina do Empreendedor.

Estão abertas as candidaturas ao programa de incubação até às 18h00 do dia 8 de junho.

A oficina decorrerá entre os dias 28/05/2018 e 08/06/2018, salvo alteração prévia da equipa de Gestão da Micro Couveuse Rural.

O principal objetivo é transmitir conhecimentos teórico-práticos sobre empreendedorismo de base rural a beneficiários de ideias de negócio em fase inicia. O plano de capacitação compreende a realização das seguintes atividades: um dia de mentoria/consultoria teórico-prática e dois dias de visitas de campo.

  • Etapa 2 – Plano de Negócio
  • Etapa 3 – Estágio

O plano de capacitação terá a duração de 3 dias, iniciando-se a 26 de junho (data prevista) e compreenderá a realização das seguintes atividades: 1 dia de mentoria em sala de aula e 2 dias de visitas de campo.

As etapas seguintes compreendem a elaboração de um Plano de Negócios e a Experimentação da ideia de negócios. Numa fase final, os projetos que satisfaçam os critérios pré-definidos no Regulamento da Micro Couveuse Geral receberão um apoio financeiro.

Desta forma, este projeto pretende apoiar de forma ativa aqueles que pretendam trabalhar no Território Douro Verde (Baixa Densidade), potenciando um clima favorável ao surgimento de novos negócios em setores de atividade tradicionais, como a produção agrícola, animal e florestal, mas também nos setores do comércio, indústria e serviços.

Através do seu programa de Incubação apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia de negócio ou plano de negócio, numa atividade económica de base rural, e que queiram implementar no território “Douro Verde”, ou seja, nos concelhos de Marco de Canaveses, Amarante, Baião, Cinfães e Resende.

Mais informação e respetivas candidaturas em: https://economiaativa.pt/home.php

 

Outras notícias