Hora local: 13:30
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Centro de Bem-Estar Animal do Marco de Canaveses entregou para adoção mais de 700 animais num ano

2018/11/06

 

Desde que foi inaugurado, em julho de 2017, e até julho deste ano, o Centro de Bem-Estar Animal do Marco de Canaveses entregou para adoção 702 animais (558 canídeos, dos quais 32 foram para o estrangeiro, e 144 felinos).

No Centro, que acolhe o Centro de Recolha Oficial (CRO) da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a Animarco, associação parceira da Câmara na recolha, tratamento, esterilização e promoção da adoção dos animais, deram entrada ao longo destes 12 meses 522 canídeos e 180 felinos e foram feitas no total 428 esterilizações.

Os números mostram que os animais recolhidos são quase todos entregues para adoção, o que motiva a presidente da Câmara Cristina Vieira a elogiar o trabalho desenvolvido ao longo destes 12 meses.

“A Câmara Municipal não tem poupado esforços para colocar à disposição do CRO e da Animarco todos os meios necessários para esta missão de recolha e tratamento de animais abandonados. Após a inauguração do centro já investimos mais cerca de 5 mil euros em melhoramentos e reforçámos a equipa do CRO com mais um colaborador, além de um subsídio anual de 24 mil euros que atribuímos à associação para ajudar nas despesas. Ficamos satisfeitos ao ver que este esforço da Autarquia está a ter bons resultados e vamos certamente continuar a promover a recolha, esterilização e adoção dos animais abandonados no concelho, que em muitos casos são animais maltratados”, sublinha a Autarca.

Ana Isabel, Presidente da Animarco também se mostra satisfeita pelos resultados conseguidos: “Com o conhecimento e experiência adquirida ao longo de 12 anos, aliado agora, a boas condições para receber possíveis adotantes e ainda uma equipa a tempo inteiro a trabalhar na divulgação dos animais disponíveis para adoção, faz realmente toda a diferença. Temos voluntários a trabalhar diariamente em várias plataformas de adoção, inclusive no estrangeiro, de forma a dar saída, com responsabilidade, dos animais que entram para a Animarco e estão ao nosso cuidado. Ultrapassamos imensas dificuldades no nosso dia a dia, pois todos estes animais são alimentados e na sua grande maioria esterilizados através de quotas e donativos angariados por esta associação e nem sempre são suficientes”, concluiu a dirigente.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses e Animarco vão, no próximo ano, lançar uma nova campanha de sensibilização, junto das escolas e população, para incentivar a adoção de animais abandonados no nosso concelho.

 

Outras notícias