Hora local: 09:24
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Município de Marco de Canaveses assinalou 166º aniversário da fundação do Concelho

2018/03/31

O Município de Marco de Canaveses assinalou, a 31 de março, o 166º aniversário da fundação do Concelho, numa sessão comemorativa que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de muitos convidados e munícipes, e que se iniciou com o hastear da bandeira e guarda de honra.

Para a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, foi «um dia de particular relevância para o nosso Concelho, em que cumprimos 166 anos de existência, como unidade territorial e administrativa e, por isso, esta é uma data muito importante em que temos a oportunidade de celebrar o Marco de Canaveses, a sua história, o seu ideário e o seu simbolismo».

Em dia de aniversário foi convidada a Associação dos Amigos de Marco de Canaveses, que através do Presidente da Direção, António Ferreira, aproveitou a oportunidade para anunciar oficialmente o lançamento do Prémio Literário "Adriano José de Carvalho e Melo", iniciativa da Associação Cívica em parceria com a Associação de Escritores "Terra-letras" e que conta com o apoio do município de Marco de Canaveses.

Também o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Vieira, lembrou a importância da data na história do Concelho de Marco de Canaveses. 31 de Março, assinala a fundação do concelho, por Decreto Régio de D. Maria II, no ano de 1852, assim como seu fundador Adriano José de Carvalho e Melo, Ilustre Deputado do Reino.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, confirmou que a data passará a ser comemorada todos os anos, nos mesmos moldes do deste ano de 2018, que passará a incluir, também, a cerimónia de atribuição das concessões honoríficas do concelho, a todos os que o Município venha a distinguir.

Da cerimónia constou ainda a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Fundador do Concelho, no Jardim Municipal que tem o seu nome e culminou com uma salva de 21 morteiros.

Outras notícias