Hora local: 18:38
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Programa de voluntariado “Adota Avós” chega ao Marco de Canaveses

2019/01/18

O Marco de Canaveses vai acolher o Programa de Voluntariado Intergeracional de Companhia “Adota Avós”. O programa destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos e está aberta a fase de inscrições.

O voluntariado será feito na Fundação de Santo António, em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, durante uma hora e meia, uma vez por semana.

Os jovens receberão um curso de formação inicial, bem como a sua acreditação. Podem-se inscrever através dos emails: redesocial.clas@cm-marco-canaveses.pt ou diogo.nunes@adotaavos.org ou através do Facebook “Adopta un Abuelo”.

Adota Avós é um projeto com origem em Espanha, já espalhado por várias cidades, e encontra-se em fase de expansão no nosso país. Diogo Tristão, Gestor do projeto em Portugal, diz estar muito satisfeito com a chegada do programa: "esperamos receber muitos pedidos de jovens comprometidos com este projeto que já triunfou em muitas cidades de Espanha".

Adota Avós tem como objetivo promover companhia para pessoas idosas através de jovens, para que os “avós” se sintam ouvidos, acompanhados e acarinhados por “netos”, com vontade de os adotar. Por outro lado, os voluntários podem obter uma aprendizagem contínua das experiências e valores dos seus avós.

Segundo Diogo Tristão, "não são idosos nem residentes, são professores da vida e é nossa responsabilidade reconhecer o seu valor".

A iniciativa já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais em inovação social e tem mais de 8.000 inscrições em lista de espera em 12 países. Na Espanha, está presente em 45 cidades e planeia expandir para mais cidades em Portugal durante 2019.

 

 

 

Outras notícias