Hora local: 21:16
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Ementa Municipal já chegou a algumas escolas do Marco de Canaveses

2019/02/28

Esta é uma medida do Plano Municipal para a Vida Saudável, a ser implementado nas escolas desde o princípio do ano letivo.

No âmbito do projeto #sucessoescolar, a Câmara Municipal encontra-se a promover hábitos de vida saudáveis através de uma Ementa Municipal e um Plano de Formação para os Colaboradores do Serviço de Alimentação. A Ementa Municipal tem como objetivo uniformizar a oferta alimentar no ensino público pré-escolar e 1º ciclo, de modo a garantir uma alimentação completa, variada e equilibrada de acordo com os princípios de uma alimentação saudável.

A Ementa Municipal começou a ser implementada nos estabelecimentos escolares das Freguesias de Vila Boa do Bispo e Vila Boa de Quires e Maureles mas em breve chegará aos restantes estabelecimentos.

A elaboração das ementas conta com a colaboração de uma nutricionista, sendo as mesmas realizadas mensalmente, juntamente com as respetivas fichas técnicas, de acordo com os documentos normativos em vigor.

A par da Ementa Municipal, estão também a ser programadas ações de formação destinadas a todos os responsáveis pelo Serviço da Alimentação. Estas ações serão focadas na temática da “Higiene e Segurança Alimentar” e serão realizadas no decorrer da pausa letiva da Páscoa, em locais estratégicos do Concelho.

De acordo com a Presidente da Câmara, Cristina Vieira “este projeto pretende envolver toda a comunidade educativa, nomeadamente os colaboradores como participantes ativos na confeção, na distribuição e no cumprimento das ementas definidas, na consulta para esclarecimento de dúvidas, na sugestão de melhorias e no reforço da importância de determinados alimentos na hora da refeição. Também os professores são essenciais como mediadores de todo este processo, na transferência de informação sobre a maior aceitabilidade ou recusa de determinados pratos e alimentos. Uma escola promotora de uma alimentação saudável é uma escola promotora de saúde”, resumiu a Presidente, recordando que “esta é uma medida que visa a promoção de hábitos de vida saudáveis e que vem no seguimento de outras como a Lancheira Saudável ou a promoção da prática desportiva através das AEC’s”.

 

Outras notícias