Objetivos

A realização do Concurso de Projetos Educativos em Proteção Civil «A Prevenção e a Segurança Presentes em Cada Cidadão» tem por meta alcançar os seguintes objetivos:

1. Incrementar aprendizagens fundamentais nos valores da
  • Cooperação/Paz
  • Ambiente/Riscos
  • Segurança/Autoproteção;
  1. Valorizar as dinâmicas curriculares tendo em vista o conhecimento dos Riscos e a capacitação individual para a prevenção na segurança comum;
  2. Dinamizar ao longo do processo de ensino o Referencial da Educação para o Risco (RERisco), desde a Educação pré-escolar ao Secundário, incluindo o Ensino Profissional;
  3. Aprofundar, ampliar e generalizar na comunidade educativa uma cultura preventiva de segurança em proteção civil.

Destinatários

O concurso é destinado a crianças da Educação pré-escolar e a jovens alunos de todos os diversos níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho do Marco de Canaveses.

Avaliação e Seleção

A avaliação será efetuada por um Painel de Avaliação composto por 3 (três) avaliadores independentes, designado pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

O processo de seleção e avaliação dos projetos incidirá nos seguintes critérios:

– Qualidade global do projeto por referência aos objetivos do Concurso;

– Rigor na descrição da metodologia seguida;

– Qualidade dos produtos finais apresentados;

– Grau de interação com a comunidade educativa local e evidências de sustentabilidade do projeto;

– Originalidade do projeto.

Elegibilidade

Para efeito de concurso são elegíveis projetos pedagógicos, disciplinares e interdisciplinares, executados em Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho de Marco de Canaveses, no decurso do ano letivo 2023/2024 nas categorias seguintes:

Categoria 1 – Pré-escolar

Categoria 2 – 1.º Ciclo

Categoria 3 – 2.º Ciclo

Categoria 4 – 3.º Ciclo

Categoria 5 – Secundário.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas em envelope fechado junto do Serviço Municipal de Proteção Civil o até o dia 17 de maio de 2024.

Prémios

Serão selecionados 3 (três) projetos por cada categoria havendo lugar à atribuição de um primeiro lugar no valor de 500 euros, um segundo lugar no valor de 250 euros e um terceiro lugar no valor de 125 euros para cada categoria.

Mediante a qualidade dos trabalhos candidatos, o Júri reserva-se no direito da não atribuição de prémios.

A decisão do Júri é soberana, não havendo lugar a recurso.