Introdução
O projeto Saúde Ocupacional em Contexto Escolar surge com o objetivo de fomentar uma cultura de segurança e saúde, introduzindo práticas seguras, desde cedo, em contexto escolar.
A Saúde Ocupacional (SO) tem como premissa central a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, oferecendo condições favoráveis para a atuação de indivíduos nos seus locais de trabalho. É na escola que o percurso laboral tem o seu início e, consequentemente, o espaço ideal para implementar políticas que contribuam para a prevenção e segurança futuras.
A implementação de boas práticas de segurança e saúde nas escolas é uma forma de inspirar os futuros profissionais e empregadores, estimulando a construção de um ambiente laboral mais seguro e consciente.
A implementação do projeto consiste na realização de intervenções teórico-práticas, envolvendo os estudantes, os docentes e não docentes, focando-se na gestão de riscos, primeiros socorros e suporte básico de vida (SBV). Mais do que apenas sensibilizar, o projeto procura capacitar os participantes, criando momentos de partilha e prática que possam ser replicados no futuro.
Na esteira do Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015) e em sintonia com o projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção” (C:ERA) desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a Unidade de Saúde Pública do Baixo Tâmega, atualmente integrada na Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, em colaboração com a Proteção Civil do Marco de Canaveses, tem vindo a desenvolver diversas intervenções na área da saúde ocupacional.
Metodologia de Ação
Para a concretização deste projeto, recorreu-se à metodologia do Planeamento em Saúde. Iniciou-se com um diagnóstico de situação, através da análise de inquéritos epidemiológicos, que identificou necessidades relacionadas com a gestão de riscos, prevenção de acidentes e atuação em situações de exceção.
O projeto foi inicialmente implementado no 10.º ano de escolaridade, no ano letivo 2020-2021, através de um trabalho interinstitucional entre a Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega e o Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses. As primeiras intervenções revelaram a necessidade de expandir o projeto para os 9.º e 6.º anos de escolaridade, devido às lacunas identificadas pelos docentes nas matérias abordadas e às alterações nos conteúdos dos currículos escolares.
O projeto alcançou uma dimensão que superou as expetativas iniciais, com a população alvo cada vez comprometida com o seu propósito, indo ao encontro do grande objetivo da saúde pública: criar uma comunidade conscientizada nas matérias do socorro e da prevenção dos riscos.
No ano letivo de 2023/2024 foram realizadas 45 ações de prevenção de riscos e SBV, envolvendo 1320 alunos dos 6.º, 9.º e 10.º anos, além de 10 intervenções sobre prevenção e gestão de riscos no contexto laboral e Primeiros Socorros, dirigidas a 188 alunos do 10.º ano (abrangendo a totalidade do parque escolar do Marco de canaveses). Ambas as iniciativas se mostraram bem-sucedidas no alcance dos objetivos definidos, demonstrando a necessidade de continuidade e expansão do projeto.
Alinhado com este propósito, com base no seu sucesso, paralelamente à abordagem aos estudantes e com vista à criação de uma comunidade escolar coesa no conhecimento destes conteúdos, tendo por base a avaliação de resultados e impacto deste projeto, foi realizado um novo diagnóstico de saúde, com as direções dos agrupamentos de escolas, emergindo um novo projeto, mais específico e completo, destinado a docentes e não docentes: o “Saúde Ocupacional em contexto escolar 2.0”. Esta nova abordagem, alinhada com a estratégia do projeto C:ERA, do Serviço Municipal de Proteção Civil, desenvolveu um conjunto de ações de capacitação junto da sua população alvo, resultando na realização de 2 cursos de formação com foco nas temáticas da Gestão de Riscos, Prevenção de Acidentes, Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. No total, foram formados 39 participantes, que passaram a deter conhecimentos práticos e teóricos essenciais para a atuação em contextos de risco.
A parceria estabelecida entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Unidade de Saúde Pública do Tâmega e Sousa foi essencial para o sucesso e consolidação do projeto, permitindo a integração de esforços e recursos em prol da comunidade escolar. Destaca-se ainda o contributo valioso dos parceiros envolvidos, como os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses e o CFAE Marco Cinfães, cuja colaboração foi determinante para a implementação das ações de formação e capacitação nas áreas críticas de saúde ocupacional.
Resultados Obtidos
Os resultados obtidos demonstraram o impacto positivo do projeto na comunidade escolar. A aplicação dos dois instrumentos de avaliação de conhecimentos – pré e pós-intervenções – permitiu aferir as melhorias alcançadas.
Observou-se uma melhoria média de resultados de 28% no que se refere aos conhecimentos sobre prevenção de riscos, medidas de autoproteção e atuação em situações de exceção. Este aumento parece demonstrar o contributo das sessões teórico-práticas com vista a consolidar os conteúdos abordados e de estimular a aquisição de competências fundamentais para a segurança e saúde.
Além disso, a satisfação dos participantes com as intervenções foi elevada. Cerca de 54% dos participantes avaliaram o projeto como “muito bom” (avaliação máxima), enquanto 39% o consideraram “bom” e 7% avaliaram a intervenção como “suficiente”.
Outro dado relevante (respondido em questão aberta) prende-se com a perceção da importância do projeto para o futuro laboral dos participantes. Cerca de 80% dos envolvidos destacaram a relevância das temáticas abordadas, referindo a necessidade de continuidade do projeto com novas intervenções, preferencialmente numa metodologia prática. Esta preferência foi manifestada por 90% dos participantes.
Conclusões
O projeto Saúde Ocupacional em Contexto Escolar, realizado no Marco de Canaveses em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, revelou-se um sucesso, comprovado pela melhoria significativa nos conhecimentos e pela satisfação elevada dos participantes. A intervenção destacou-se pela sua abordagem prática e adaptada às necessidades da comunidade escolar, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e eficaz.
Com a implementação do projeto “Saúde Ocupacional em Contexto Escolar 2.0”, foi possível expandir a intervenção para docentes e não docentes, colmatando lacunas identificadas e desenvolvendo competências essenciais para a atuação segura e eficaz no contexto escolar e laboral.
A enfermagem desempenhou um papel fulcral neste projeto, não apenas na capacitação técnica, mas também na disseminação de uma cultura de cuidado e segurança, partilhando dos propósitos do projeto Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção, do Serviço Municipal de Proteção Civil, que nele tem um referencial operativo para aprofundar e difundir no concelho uma cultura de prevenção, autoproteção e segurança.
Como agentes promotores de saúde, a enfermagem contribuiu de forma determinante para o planeamento, implementação e avaliação das intervenções, garantindo uma abordagem interdisciplinar e humanizada. Através deste esforço coletivo, com a precioso trabalho em rede que contou com o CFEA MarcoCinfães e os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, foi possível criar uma base sólida para o desenvolvimento de comunidades escolares mais informadas e resilientes.
Este projeto evidencia que investir na saúde ocupacional desde o contexto escolar é, de facto, investir no futuro: um futuro em que práticas seguras e saudáveis sejam pilares de uma sociedade mais consciente, preparada e comprometida com a saúde e segurança no trabalho.
Filipe Alves (enfermeiro)
Unidade de Saúde Pública ULS do Tâmega e Sousa
José Emanuel Queirós (geógrafo)
Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses