O Museu Carmen Miranda, reaberto a 9 de fevereiro de 2024, ocupa dois edifícios e é dedicado quase em exclusividade a Carmem Miranda, onde a artista é o elemento central. É a partir da vida da ilustre marcuense que os espaços foram projetados e dedicados.

A vida da Carmem Miranda está exposta em espaços museológicos com meios auxiliares de exposição de tecnologia digital e multimédia, museografia interativa, versátil, dinâmica de vídeo, hologramas, videomapping, instalações interativas, de realidade virtual, mas interligados de forma fluída com fotografias de época, maioritariamente a preto e branco e dedicados aos momentos da “Consagração” da artista, “Reconhecimento” e “Aclamação” em que o talento, criatividade de Carmen Miranda foram reconhecidos, catapultando-a para a fama e o reconhecimento mundiais em que o teatro, a rádio, a televisão e a imprensa fizeram eco da talentosa artista portuguesa e que a catapultaram para as telas de Hollywood. Este espaço pretende demonstrar e dar a conhecer o fenómeno de globalização que caracterizou a performance artística de Carmen Miranda, testemunho da sua grandiosidade, e que permitiu o contacto com estrelas da sétima arte e artes do espetáculo.

Uma outra sala de exposições aposta nos “Momentos da vida da artista” a partir da palavra “Fruir” onde um palco é peça central de performance artística de Carmen Miranda na demonstração dos seus múltiplos talentos. A artista foi protagonista de sucessos de bilheteira no cinema e no teatro, assim como liderou vendas discográficas, numa altura em que o consumo cultural de massas ganhou particular dinamismo. Este espaço, dedicado ao espetáculo apresenta-se com a antecâmara onde, as luzes e cortinas evocam a Broadway, seguida do cinema que levou a língua portuguesa a todos os cantos do mundo.

Uma sala dedicada ao domínio Etnográfico e das Tradições Locais de forma a preservar e divulgar as raízes do Marco de Canaveses, a partir das palavras “Reconhecer” e “Articular” num espaço diversificado de história, tradições e cultura local e regional.

O Museu Carmem Miranda dispõe também de um Espaço de Serviços Educativos equipado com meios multimédia, digitais e tecnológicos de desenvolvimento e apoio educativo, Cafetaria e Explanada para momentos de lazer ou de relaxamento. Sala Multiusos para Exposições temporárias e Espaço Multidisciplinar para a realização de eventos, Serviços de Gestão do Museu e área administrativa, Loja Interativa de Turismo, Loja de Produtos Regionais – Dólmen e um espaço da Associação dos Artesãos do Marco, com mostra e venda do artesanato do concelho.

O Museu Carmen Miranda apresenta-se como espaço inovador e criativo que consagra os princípios preconizados na sua missão de museu enquanto espaço diferenciador de referência, polivalência e complementaridade cultural, conjugando objetos e conteúdos, por elementos gráficos e de multimédia, de forma versátil e criativa. Um espaço inclusivo e acessível, intuitivo, envolvente e dinâmico que contempla soluções contemporâneas intuitivas atrativas dirigidas ao publico nacional e internacional de afirmação e valorização territorial e de promoção de oferta cultural diferenciadora

De recordar que, o Museu foi criado a 8 de novembro de 1952 e a sua primeira instalação em 1963, nas arcadas do Jardim Municipal junto à Câmara Municipal. Em 1981, mudou o acervo para as antigas Casas dos Magistrados na Alameda Dr. Miranda da Rocha. A 13 de outubro de 1985, foi inaugurado com a designação Museu Municipal Carmen Miranda, promovendo a cultura com a realização de diversas exposições temporárias. Nessa altura, o Museu Carmen Miranda, integrava três espaços diferenciados: um de acervo museológico composto por um conjunto de coleções (pintura, escultura, numismática, arte sacra, etnografia); o denominado Espaço Arte, vocacionado para exposições temporárias das mais variadas correntes artísticas, ou temáticas e a Sala Carmen Miranda, tomando como referência esta ilustre marcuense que marcou indelevelmente o nome do Marco de Canaveses e de Portugal, no panorama cinematográfico e musical a nível internacional. A sala dedicada a Carmen Miranda, figura incontornável do cinema mundial do século XX, reuniu ao longo dos anos, o espólio alusivo à artista cujo reconhecimento é global e que a Câmara Municipal foi procurando aumentar, com a realização de algumas iniciativas, nomeadamente do Prémio Carmen Miranda e o Concurso de Expressão Plástica Carmen Miranda, entre outras iniciativas.

Horário de Funcionamento

9h00-12h30 – 14h00-17h30 (segunda a sexta)

Encerrado

Sábado, Domingo e Feriados

MORADA E CONTACTOS
Alameda Dr. Miranda da Rocha
Marco de Canaveses
T. 255 538 800 | E. museucarmenmiranda@cm-marco-canaveses.pt